domingo, 13 de setembro de 2009

Encontro de Paulo Piteira com dirigentes associativos do Concelho denuncia extinção dos Jogos da Paz, Gimno Loures e Vamos Todos Jogar Xadrez












Iniciativas de grande tradição e valor onde participavam dezenas de milhar de pessoas como os Jogos da Paz, o Gimno Loures e o Vamos Todos Jogar Xadrez, foram nos últimos anos extintas, sem explicação, pela Câmara PS de Loures.

Estes foram, entre outros, aspectos referidos pelos participantes no Encontro que Paulo Piteira, António Pombinho e João Florindo, respectivamente candidato à Presidência da C.M. Loures, actual Vereador na CM Loures e Presidente da Junta de Freguesia de Santo Antão, tiveram ontem sábado com dirigentes do Movimento Associativo do concelho de Loures que teve lugar ontem em Pintéus, na Freguesia de Santo Antão do Tojal.

Sobre o Vamos Todos Jogar Xadrez, dirigido por Luís Santos (Mestre Internacional FIDE e Grande Mestre ICCF, divulgador da modalidade e autor de diversos livros de Xadrez), que anualmente movimentava centenas de jovens das escolas do concelho de Loures, pode ver aqui, o que aquele conhecido xadrezista diz sobre a sua relação com a Câmara PS de Loures.

Paulo Piteira na sua intervenção considerou muito importante a realização deste Encontro que permitiu a discussão sobre os muitos problemas que o Associativismo enfrenta no concelho.

As colectividades desempenham um papel insubstituível em Loures pois prestam serviços, permitem a prática desportiva e o acesso à cultura a cerca de 50 000 associados e são um espaço de participação e cidadania.

Nos últimos 8 anos a Câmara abandonou a relação de proximidade com o associativismo que existia quando a CDU geria o Município. Suspendeu mecanismos de apoio assentes em regras transparentes e publicitadas, nomeadamente o RAME e RMAA, substituindo-os pelas decisões casuísticas e sem critério, que beneficiam uns e prejudicam muitos.

Não é de espantar que com o PS na Câmara, as colectividades tenham regredido em número e actividade. Só com a vitória da CDU nas próximas eleições autárquicas será possível alterar esta situação.

A CDU tem propostas claras para o apoio ao associativismo no concelho de Loures conforme pode ver no Programa da CDU à Câmara de Loures.

Sem comentários:

Enviar um comentário